O 8º FECONTHI BC aposta em uma formação crítica, sensível e comprometida com as narrativas negras, suas estéticas e filosofias. A curadoria do evento convidou formadores, com vivências e pesquisas voltadas para o antirracismo e o poder da palavra como cura, resistência e transformação.
Confira a programação completa das formações:
Segunda-feira, 08/09, às 19h
Helena Nascimento (Salvador/BA)
Tema: Literatura, infâncias e negritude
Uma palestra formativa que articula letramento racial, representatividade, afrofuturismo e a trajetória do personagem negro na literatura infantil, promovendo um olhar sensível sobre o papel da literatura negra para o desenvolvimento das crianças.
Terça-feira, 09/09 , às 19h
Márcia Mendes (Salvador/BA)
Tema: Literatura, escola e família e os desafios da educação antirracista
Com ênfase nas relações étnico-raciais no ambiente escolar e familiar, esta formação propõe diálogos sobre como educar para não discriminar, abordando ancestralidade, infância e os caminhos possíveis para uma prática pedagógica antirracista.
Quarta, 10/09 , às 19h
Elisa Oliveira (Ilhéus/BA)
Tema: Filosofias Africanas, literatura para as infâncias e suas possibilidades narrativas
Uma vivência que une teoria e prática por meio das filosofias Bakongo, do Axé e do Ori. Utilizando quatro obras infantis de sua autoria, a formadora propõe exercícios criativos e colaborativos de contação e construção narrativa.
Quinta-feira, 11/09 , às 19h
Sueli Marlete Leodoro (Balneário Camboriú/SC - Quilombo Morro do Boi)
Oficina: Boneca Abayomi e Contação de Histórias do Quilombo Morro do Boi
Oficina prática e afetiva que une oralidade, confecção de bonecas símbolo de resistência e a vivência do Quilombo Morro do Boi, patrimônio cultural e identitário da cidade.
Sexta-feira, 12/09, às 19h
Hang Ferrero (Itajaí/SC)
Tema: Slam Poesia: a melanina e a tradição griô
Uma imersão na palavra falada como arma poética e política, a partir de poemas autorais que tensionam questões de identidade negra, arte como função social e combate ao racismo estrutural.
Sábado, 13/09, às 14h
Roda de Histórias com a membros da Academia Brasileira de Contadores de Histórias - ABCH e convidados
Tema: Memórias Afro-Narrativas
Estão abertas, de 15/07/25 a 15/08/25, as inscrições para a formação continuada do 8º FECONTHI BC - Festival de Contadores de Histórias em Balneário Camboriú. O festival, que nesta edição traz como tema central “Memórias Afro-Narrativas”, reunirá uma programação formativa rica e diversa voltada para contadores de histórias, educadores, artistas, estudantes e todos os interessados na arte da palavra.
As formações acontecem de segunda a sexta-feira, às 19h, e no sábado às 14h, no Teatro Municipal Bruno Nitz, com entrada gratuita, arrecadação solidária de livros novos ou usados, e emissão de certificado digital ao final das atividades, com apoio da Capacitar Consultoria Pedagógica.
As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas antecipadamente no site oficial.
08/09/2025
13/09/2025
Teatro Bruno Nitz - Balneário Camboriú
Fundação Cultural de Balneário Camboriú