Curiosidades sobre a recuperação da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú

BC Convention22/09/2021em: Desenvolvimento

Balneário Camboriú não para e as novidades surgem o tempo todo, e o alargamento da faixa de areia da Praia Central é um dos assuntos mais comentados do momento, por isso, trouxemos curiosidades sobre esta obra tão grandiosa que está acontecendo na cidade.

O projeto de recuperação foi criado para aumentar a qualidade de vida da cidade e revitalizar a Avenida Atlântica. A ideia é proporcionar mais conforto aos pedestres com um largo calçadão, que incluirá espaço para caminhada, pista de corrida e ciclovia. Será uma obra de proteção ambiental que vai permitir a criação de espaços privilegiados para os moradores e os visitantes, incrementando o turismo e atraindo novos investimentos. 

Para fazer a obra foi necessário cumprir 42 condicionamentos ambientais e foram investidos mais de R$ 60 milhões. A média de metragem da praia hoje é de 25 metros, com o alargamento ficará com 70 metros em média.

A recuperação da faixa de areia já era um pedido antigo, em 1970 a obra já era discutida, porém não foi adiante devido à falta de tecnologia. Os anos se passaram e o assunto voltou a ser importante, em 2001 foi realizado um plebiscito e então, nos anos seguintes a obra foi autorizada e sua conclusão está prevista para novembro de 2021.

Com o alargamento, Balneário Camboriú terá um aumento no mercado imobiliário. Segundo especialistas, o m² de frente para o mar custará cerca de R$ 40 mil.


Como é feita a troca da areia? 

O navio-draga Galileo Galilei é responsável por fazer o transporte da areia nova para incrementar a orla da Praia Central. O equipamento possui 28 tripulantes que atuam durante 24h por dia e até o fim das obras serão transportados à superfície 2,155 milhões de metros cúbicos de areia, que serão espalhados na praia.

A draga retira a areia de uma jazida (a 15km da costa) e transporta a areia até um sistema de dutos (a 2,2km da costa), que conduz o material (água e areia) até a praia. Após a colocação da areia, as retroescavadeiras a espalham, inicialmente ela é escura e com o passar dos dias volta a cor normal que conhecemos da areia.

Nossa cidade ficará ainda mais linda e aconchegante para o morador e o turista com o alargamento da faixa de areia, agora nos resta esperar para aproveitar essa novidade! 


*Dados concebidos pela Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú.