8 melhores Trilhas em Balneário Camboriú

Imobille Negócios Imobiliários29/07/2021em: Trilhas

Além da cidade maravilhosa, as trilhas em Balneário Camboriú são incríveis. Se estiver na cidade, conferir uma das trilhas é uma boa pedida para se desligar um pouco do clima metropolitano.

Com vários tipos de trilhas diferentes, você pode escolher a que mais te agrada e conferir a natureza exuberante que rodeia a cidade.

Entre os vários locais para fazer trilha, separamos algumas trilhas de Balneário Camboriú e da cidade vizinha, Camboriú. 

Trilha Barra Norte, Trilha Ponta de Taquaras, Pico da Pedra, Morro da Teta, Morro da Aguada, Trilhas do Parque Municipal Raimundo Malta, Trilha do Jacaré, Trilha da Cachoeira dos Macacos

Com tantas opções, com certeza você vai encontrar o seu passeio ideal. Ficou curioso para saber mais sobre as trilhas em Balneário Camboriú? Continue lendo até o final.


1 Trilha Barra Norte

No norte da cidade de Balneário Camboriú, bem perto de Itajaí, fica a Trilha Barra Norte. A trilha cria um trajeto logo após o Molhe da Barra Norte e segue até o final da Praia do Buraco.

A trilha conta com um percurso de 810 metros em um deck de madeira na área costeira. Ao longo do deck, você pode aproveitar uma vista exuberante a cada passo.

Cercado pela mata Atlântica, o local tem uma vista única que se destaca pelo contraste entre a mata e a cidade. O mar é um espetáculo à parte e a atmosfera tranquila é perfeita para uma caminhada de fim de tarde.

Depois de percorrer a trilha até o final, ainda é possível continuar o passeio e conhecer o Morro do Careca, onde o trajeto pode ser feito de carro, pela rua Gregório de Matos, ou até mesmo a pé.

Depois de concluído o trajeto para subir o Morro do Careca, você pode aproveitar a vista incrível no mirante que permite ver toda a orla da cidade e algumas das praias em Itajaí. 

Para os mais aventureiros, ainda é possível fazer vôo de parapente ou asa delta, que são realizados durante a tarde no ponto mais alto do Morro. Os voos podem ser realizados em dupla ou solo e são uma ótima opção para aqueles que gostam de uma boa aventura.


2  Trilha Ponta de Taquaras

A trilha Ponta de Taquaras de inicia na praia de mesmo nome, no final da rua Jacarandá. 

A trilha conta com vários caminhos bem demarcados dentro da mata, e o caminho é tranquilo, sem muito desnível.

No final da trilha fica a Piscina Natural de Taquaras, um local que é de tirar o fôlego. Para aqueles acostumados a andar em terrenos acidentados, o caminho para a piscina pode ser percorrido pelo costão, sobre as pedras, onde a vista é ainda mais espetacular. 


3 Pico da Pedra

A trilha do Pico da Pedra é para aqueles que gostam de uma boa aventura. O acesso mais fácil fica localizado no fim da rua Rio Congonhas em Camboriú, na base leste da montanha. 

De dificuldade média/alta, é mais adequada para aqueles que já estão acostumados a fazer trilhas. Com uma superfície bem íngreme e com pedras por todo o caminho, são necessárias aproximadamente duas horas para concluir o trajeto até o topo.

Mas para aqueles que chegarem até o final, a 678 metros de altura, serão recompensados com uma vista tão incrível que faz valer a pena todo o esforço. 


Pico da Pedra: https://youtu.be/ZatsVWWGlqU


4  Morro da Teta

O Morro da Teta em Balneário Camboriú é perfeito para aqueles que estão procurando por uma boa aventura mas que não querem enfrentar os desafios no Pico da Pedra.

Com 285 metros de altura, o local recebeu esse nome por causa de ter um pico arredondado que lembra um seio feminino.

Além da trilha para chegar ao topo, que leva em torno de uma hora de caminhada, há também um paredão de 15 metros de altura, onde é possível praticar rapel.

O acesso pode ser feito pela Universidade Avantis na rua Sergipe e você pode utilizar o estacionamento se estiver de carro.


5  Morro da Aguada

O Morro da Aguada faz parte do Parque Unipraias, e pode ser acessado pegando o bondinho na Estação da Barra Sul ou Laranjeiras. 

Além das trilhas ecológicas, há várias outras atividades para aproveitar em família, como o Youhooo!, o ZipRider, a Fantástica Floresta e a Aventura Pirata. 

O Youhooo! é um trenó na montanha que percorre 710 metros no meio da floresta, e como o já nome sugere, se trata de uma aventura radical.

No ZipRider a adrenalina é garantida, é um passeio alucinante numa cadeira tirolesa que sai do pico do Morro da Aguada, a 240 metros de altura.

Depois de toda essa adrenalina, vale a pena conhecer a Fantástica Floresta, com toda uma ambientação fantástica, cheia de seres encantados.

Na Aventura Pirata você vai embarcar em um navio cheio de piratas que irão te conduzir até a praia de Laranjeiras em um passeio muito divertido. 

Depois de conhecer todas as atrações, passear pelos mirantes para apreciar a vista é um jeito perfeito de concluir um dia incrível. 

O Parque Unipraias fica na Av. Atlântica, 6006 e o horário de funcionamento é de quinta a segunda-feira, das 10 às 17:30.


6  Trilhas do Parque Municipal Raimundo Malta

As trilhas no Parque Municipal Raimundo Malta em Balneário Camboriú são perfeitas para aqueles que gostam de passar o dia em meio a natureza.

O local é imenso, com aproximadamente 250 mil m2 e possui uma enorme variedade de fauna e flora da Mata Atlântica, bem no meio da cidade.

Dentro do parque, é possível encontrar uma trilha que costeia o rio Camboriú. A região possui vegetação característica de mangue e é um local que vale a pena conhecer por se tratar de um ecossistema tão diferente. É possível observar o manguezal do Rio Camboriú pelo deck de observação 

Outra atração dentro do parque são os viveiros que possuem plantas e flores exóticas da região e também é possível contemplar as esculturas de mármore do Instituto Jorge Schröder.

 Um lugar muito interessante dentro do parque é o Laboratório de Fitoterapia Edgar Eipper, que produz pomadas, sabonetes e tinturas feitos com plantas medicinais. Com certeza vale a pena dar uma conferida.

O parque funciona diariamente, das 13 às 17 horas e se localiza na rua Alameda Delfim de Pádua Peixoto Filho, 122.


7 Trilha do Jacaré

Se você ama andar de bicicleta, essa é a trilha ideal para você. Com 35 km de extensão, a trilha do Jacaré fica em Camboriú. O nome da trilha se originou por causa que o formato do percurso, olhando em um mapa, se assemelha a um jacaré de boca aberta.

Toda a extensão da trilha é sinalizada a cada quilômetro ou em curvas e conta com alguns pontos de apoio em lugares estratégicos. Dessa forma, você pode se concentrar em apreciar o entorno lindo em meio a natureza, aproveitando cada momento do trajeto.

Grande parte do percurso pode ser feito sobre duas rodas, mas há alguns locais que com certeza vale a pena parar para respirar o ar puro e olhar as belezas do local.


8 Trilha da Cachoeira dos Macacos

Se você achou que não poderia ficar melhor, se enganou. A trilha da Cachoeira dos Macacos, também conhecida como Cachoeira Seca, fica em Camboriú.

O nome Cachoeira Seca foi dado pois em alguns pontos da cachoeira maior, a água corre por debaixo das pedras, dando uma sensação de que a cachoeira não possui nenhuma água.

Localizada na área rural na Estrada Geral dos Macacos, em um percurso de 13 km do centro da cidade, pode ser acessada de carro ou bicicleta e todo o percurso é sinalizado.

O local conta com duas cachoeiras, uma de mais fácil acesso onde há várias piscinas naturais e a outra possui uma trilha para ser acessada.

Para a maior, que tem 5 quedas d?água e mais de 20 metros de altura, é um percurso de dificuldade média/alta que requer um certo preparo físico. Para chegar até a cachoeira, o percurso leva em torno de uma hora de caminhada, e mais 600 metros de uma subida bem íngreme.

No local há também uma lanchonete, banheiros e toda a infraestrutura necessária para aproveitar um dia tranquilo aproveitando a natureza.

Por se tratar de uma área privada, o local tem horário de funcionamento das 7h30 às 19 horas, de segunda a segunda.

Com tantas opções, fica até difícil escolher qual lugar escolher para visitar primeiro, não é mesmo?